O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que Brasília está com 100% dos hotéis ocupados às vésperas do aniversário da cidade. Os eventos, que incluem shows com artistas nacionais como Wesley Safadão e Léo Santana, começam hoje e vão até segunda-feira (21/4), data em que a capital do país comemora 65 anos.
“Eu estive hoje (19/4) com o representante da Associação Brasiliense de Hotéis e a notícia que ele me deu é que nós estamos com 100% da rede hoteleira ocupada na nossa capital. Isso quer dizer que muita gente de fora comprou a ideia [de fazer turismo no DF]. Estou muito feliz”, afirmou Ibaneis em entrevista ao Metrópoles.
Segundo o governador, a redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para a rede hoteleira, de 5% para 3%, permitiu tarifas mais baratas desde 2021. Para as festividades da Semana Santa, que emendaram com o aniversário de Brasília, o setor ofereceu desconto de até 35%, de acordo com Ibaneis.
Serão três dias de festa na Esplanada dos Ministérios em comemoração ao 65º Aniversário de Brasília. O transporte funciona de forma gratuita, de quinta (17/4) a segunda-feira (21/4), em todo o DF. A entrada do Zoológico e do Jardim Botânico de Brasília também não tem custo durante o período de celebração.
O governador disse que Brasília tem muito a comemorar. “Nós temos tido um crescimento muito grande nas mais diversas áreas. Temos um nível de emprego também que coloca as pessoas e coloca o Distrito Federal como uma das capitais que mais empregam”, declarou.
Veja a programação completa:
Programação Brasília 65 anos
O investimento de R$ 15 milhões na festa de aniversário dos 65 anos de Brasília foi questionado pelo Ministério Público de Contas (MPC), mas o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), por maioria, manteve os eventos programados. O governador Ibaneis Rocha defendeu o modelo de contratação e afirmou que a festa trará retorno financeiro para a cidade.
“Eu acho que valeu a pena. Nós estamos com a cobertura das principais emissoras de televisão do Brasil mostrando Brasília. Certamente, haverá retorno financeiro para a cidade que compensa o investimento que está sendo feito pelo governo. Não é fácil lotar uma cidade como o Distrito Federal”, declarou.
City tour
Na manhã deste sábado (19/4), o governador Ibaneis Rocha fez um city tour pelos pontos turísticos da cidade, para inaugurar o novo modelo de transporte. O emedebista anunciou que pediu a ampliação do sistema gratuito, que deve ter três horários.
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) irá fazer o chamamento para selecionar a empresa que ficará responsável por levar turistas aos pontos mais icônicos da capital.
0 Comentários